O Crescimento Espiritual não acontece por acaso. Tampouco resulta de algo que Deus faz por nós enquanto nós ficamos sentados, sem fazer nada. Há duas fontes de poder para alcançar a maturidade cristã: o Poder de Deus e a sua Força de Vontade.
O Poder de Deus - É claro que o Poder de Deus é a base sobre a qual a sua força de vontade deve se apoiar. Se você tentar ser bom sem antes se tornar uma nova criatura em Cristo, nunca conseguirá se comportar como o apóstolo Paulo recomenda nos capítulos 4 e 5 de Efésios. Leia novamente Efésios 4.15,16. Observe que Cristo é o Cabeça. É sob o controle Dele que as diversas partes do Corpo se encaixam e trabalham conjuntamente. Em Efésios 6.10 o apóstolo Paulo nos incita a sermos “fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder”. E em Efésios 4.23 nós vemos que “devemos nos renovar no espírito do nosso entendimento”.
Portanto, nós vemos que é primeiramente o poder de Deus que nos capacita a viver de fato para Ele e a fazer o que nos manda Efésios 4 e 5. E não devemos esquecer que o passo inicial, o mais importante que temos de dar, para alcançarmos essas soluções para os nossos problemas é confessarmos, crermos e obedecermos. Isso é feito quando resolvemos abandonar o pecado e nos arrependermos dele.
A Força de Vontade – Efésios 4.27 diz: “nem deis lugar ao diabo”. Isso significa que é possível abrir uma brecha para ele entrar com suas tentações. Em Efésios 4 e 5 há muitos ensinamentos sobre as coisas que nós temos que fazer para crescer espiritualmente. Existe uma parte que cabe a Deus e Ele será fiel em cumpri-la. Mas se não fizermos a nossa parte, não caminharemos para a maturidade e poderemos até mesmo perder a nossa comunhão com Deus. Nossa força de vontade se torna eficaz quando obedecemos aos ensinamentos que a Bíblia nos dá. A obediência é o caminho para amadurecermos e vencermos o problema da imaturidade cristã.
Usamos nossa força de vontade para confessar o senhorio de Cristo, crer que Ele é o Nosso Senhor Ressurreto, e para obedecer aos Seus mandamentos. A obediência é o segredo para se alcançar a maturidade cristã.
No capítulo 6 de Efésios, Paulo continua a discorrer sobre as armas de que precisamos para lutar contra a imaturidade. São elas: a verdade, a justiça (viver corretamente), a presteza em anunciar o Evangelho (nosso testemunho), a fé e a Palavra de Deus. Sua última instrução é para que oremos (Efésios 6.18).
A maturidade cristã implica pois, em um processo contínuo de crescimento espiritual. Sempre que nós decidimos obedecer a Deus, progredimos em nosso crescimento espiritual.
Viva Jesus!
Deus lhe abençõe!
publicado por homota às 14:48