A Doutrina dos Anjos – 01.

O que deveria fazer um governante bom e sábio se fosse atacado por um inimigo? Se ele realmente importa-se com o seu povo e com o estilo de vida que eles apreciam, então ele terá de resistir ao inimigo. Ele sabe o que acontecerá se o inimigo derrotar o seu governo! De certa maneira tal é a situação no reino espiritual. As forças espirituais diabólicas buscam solapar as nossas defesas, amortecendo-nos a espiritualidade. Só continuaremos seguros, se confiarmos em nosso Deus. Suas forças espirituais muito maiores oferecem-nos ajuda, em nossa resistência ao adversário, o diabo. Portanto, o conflito espiritual forma o pano de fundo sobre o qual estudaremos a respeito dos anjos.

A Natureza dos Anjos. A Bíblia nos ensina em Hebreus 13.2: “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”. Nessa referência bíblica vemos algo sobre a natureza dos anjos, pois eles são extraordinários. E, visto que eles são incomuns para nós, um ar de mistério os circunda. Este fato é ilustrado por muitas e muitas vezes, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Ninguém pode ler a Bíblia sem observar que ela postula a existência dos anjos. O que podemos aprender na Bíblia acerca dos anjos? Qual é a sua origem? Quais são as suas características? Encontrando respostas bíblicas para essas perguntas ajuda-nos a entender melhor o propósito dos anjos e a sua significação em nossas vidas. Vamos examinar alguns dos fatos que as Escrituras apresentam, no que se refere à origem (começo) e ás características dos anjos.

Origem dos Anjos.

Quem são os anjos? Os anjos são um grupo ou ordem de seres criados, em número finito, os quais agem como mensageiros ou ministros de Deus. Eles são superiores aos homens em inteligência e em poder. Alguns servem aos propósitos divinos de maneira positiva, através de sua santidade, e também cumprindo voluntariamente a vontade de Deus. Mas outros anjos que se rebelaram contra Deus, ficaram separados dEle para sempre. Essa eterna separação, entre os anjos maus e Deus, ilustra claramente a graça especial de Deus para com os seres humanos pecaminosos, aos quais foi oferecida a salvação por intermédio de Cristo.

O vocábulo “anjos” nas línguas originais em que a Bíblia foi escrita, significa mensageiros. Algumas vezes a palavra mensageiro refere-se a uma pessoa (um sacerdote como em Malaquias 2.7: “Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do SENHOR dos Exércitos” - RA), ou então é usada em sentido figurado, para indicar agentes impessoais (os ventos, como em Salmo 104.4: “Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo” - RA). Visto que essa palavra é usada de diferentes maneiras, precisamos considerar o contexto, em cada ocorrência bíblica do vocábulo, a fim de podermos determinar o seu sentido exato. Geralmente, porém, quando a Bíblia refere-se a anjos, refere-se a certos seres espirituais e sobrenaturais, que figuram como os mensageiros especiais de Deus.

Continua no próximo post.

publicado por homota às 20:26