Deus requer a conversão dos pecadores para que sejam perdoados e salvos (Confira em Isaías 55.7: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” - RA; em Jeremias 18.11: “Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Eis que estou forjando mal e formo um plano contra vós outros; convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau proceder e emendai os vossos caminhos e as vossas ações” - RA; em Mateus 18.3: “ E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” - RA; e em Atos 3.19: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” - RA).
Deus também exige arrependimento e fé em Jesus (Confira em: Atos 2.38: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” - RA; em Atos 16.31: “Eles responderam: —Creia no Senhor Jesus e você será salvo—você e as pessoas da sua casa” - NTLH).
A conversão está intimamente associada ao arrependimento e a fé, embora possa ser distinguida destes. Num sentido mais geral, a conversão inclui o arrependimento e a fé em Jesus Cristo e no Seu evangelho. Na verdade quando alguém se converte de verdade, é porque se arrependeu e creu. A conversão, em conseqüência de ambas as coisas, consiste na mudança de direção na vida, voltando-se do caminho errado para o caminho de Deus. É o fruto visível do arrependimento e da fé.
Uma boa ilustração da distinção entre a conversão, o arrependimento e a fé pode ser vista no ensinamento da parábola do filho pródigo (Lucas 15.11-32):
(1) Ele se arrependeu: “Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome!” (versículo 17).
(2) Ele teve fé para ir pedir perdão ao pai: “Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.’” (versículos 18,19).
(3)Por fim, ele se converteu: “Então saiu dali e voltou para a casa do pai. —Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou” (versículo 20 – NTLH).
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!
publicado por homota às 14:53