II – Revelação Geral (continuação do post anterior).
De modo geral, o homem não vive sem a idéia da divindade e sem religião, pois sabe que há uma divindade da qual é dependente e à qual terá de prestar contas.
Na providência divina, isto é, na constante atividade de Deus em manter e dirigir a Criação, Ele também se revela a nós. (Veja em Atos 14.17: “contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.” - RA; e em Mateus 6.26,30: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? “ Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” - RA. O curso das leis da natureza, mantendo a existência das coisas criadas, mostra ao homem que há uma Providência infinita, poderosa, bondosa esábia, que criou essas leis e as sustenta, tendo em vista um propósito.
A história do mundo também manifesta a ação de Deus (veja em Salmo75.6,7: “Pois o julgamento não vem do Leste, nem do Oeste, nem do Norte, nem do Sul. É Deus quem julga; é ele quem declara que uns são culpados e que outros são inocentes.” - NTLH; em Daniel 2.20,21: “dizendo: “Que o nome de Deus seja louvado para sempre, pois dEle são a sabedoria e o poder! É Ele quem faz mudar os tempos e as estações; é Ele quem põe os reis no poder e os derruba; é Ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes.” - NTLH; em Daniel 4.25: “O senhor será expulso do meio dos seres humanos e ficará morando com os animais selvagens. O senhor comerá capim como os bois, dormirá ao ar livre e ficará molhado pelo sereno. Isso durará sete anos, até que o senhor reconheça que o Deus Altíssimo domina todos os reinos do mundo e coloca como rei o homem que Ele quer.” - NTLH; em Romanos 13.1: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” - RA; e em Atos 17.26,27: “De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem na terra. Antes de criar os povos, Deus marcou para eles os lugares onde iriam morar e quanto tempo ficariam lá. Ele fez isso para que todos pudessem procurá-lo e talvez encontrá-lo, embora ele não esteja longe de cada um de nós.” - NTLH.
Enfim, toda a criação, a consciência humana, os fenômenos da natureza e os acontecimentos históricos manifestam Deus, assim como qualquer obra revela aspectos do seu autor. A ciência moderna, descobrindo cada vez mais este universo, pode enriquecer nosso conhecimento da grandeza de Deus.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!
Continua no próximo post.
publicado por homota às 10:58